Bahia
Wagner irá receber representantes da classe artística
O governador Jaques Wagner anunciou em Camaçari, na V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que irá se reunir com representantes da classe artística para discutir o pagamento de projetos em aberto financiados pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Na ocasião, Wagner recebeu uma carta com reivindicações da classe artística. Em resposta às solicitações, o governador garantiu que irá manter o orçamento inicialmente previsto para 2014, de R$ 41 milhões.
Devido ao contingenciamento pelo qual passa o Estado, havia sido anunciada a redução para R$ 32 milhões. “Eu concordo que cultura, como dito na carta, é alimento, é saúde, é identidade de um povo e, portanto, a gente tem que efetivamente promover e patrocinar mais a cultura. E, por isso, estou assumindo o compromisso de honrar a previsão inicial dos recursos para o Fundo de Cultura 2014”.
A mesa foi composta ainda pelo ministro da Cultura em exercício, Marcelo Pedroso, secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), pelo secretário da Cultura da Bahia, Albino Rubim, pelo deputado Estadual Álvaro Gomes, e pelo secretário de Cultura de Camaçari, Vital Vasconcelos.
A V Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontece até domingo na Cidade do Saber, em Camaçari, tem como tema Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura, e será marcada pela eleição de 20 novos conselheiros de cultura (10 titulares e 10 suplentes), que assumem o cargo no próximo ano.